Conquista do Brasil

Publicado por em 22 abr 20. Textos

No dia 22 de abril, comemoramos o “Descobrimento do Brasil”, mas talvez fosse mais correto chamar essa data de o início da “Conquista do Brasil”.

Não se trata apenas de uma troca de palavras, mas de uma percepção do processo.

Em 1500, ao chegar na costa brasileira, Pedro Alvares Cabral e sua tribulação encontraram povos (no plural) que já viviam aqui. Estima-se que haviam aproximadamente 1000 nações indígenas no território que chamamos de Brasil, na época do “descobrimento”. E o território daqui era bem diferente do que os terrenos com que os portugueses estavam acostumados.

Também é interessante pensar em como os portugueses conseguiram conquistar esses povos.

Nossa primeira tendência é imaginar que a tecnologia europeia e suas armas fossem superiores e assim pudessem subjugar os povos nativos. Mas vamos pensar bem: imagine um cavaleiro, de armadura de metal na floresta tropical, úmida e quente, ou um tiro de bacamarte no meio da mata fechada… pois é, basta imaginar um pouquinho a situação para ver que o uso da força, a princípio, não seria uma boa tática.

Por isso, por mais que a gente não imagine isso, os primeiros anos da convivência entre indígenas e europeus foram pacíficos e marcada pelo “comércio”, com base em trocas.

Depois vieram as doenças, a exploração… mas isso é uma outra história.

Imagina que demais seria termos histórias, livros e contos com essa temática. Podíamos nos debruçar sobre uma literatura voltada a nossa história.

E se você ficou cheio de dúvidas e curiosidades lendo esse texto, que bom! Afinal, não são as respostas que movem o mundo…

Compartilhe com seus amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Comente

*
*