Isso também vai passar

Publicado por em 31 mar 20. Prosas e Contos, Textos

Em tempos que a esperança parece fugir de nós, é sempre bom lembrar-se de que nada dura para sempre. Que os momentos, bons ou ruins, sempre serão apenas momentos.

Isso me lembra de um conto antigo, que ouvi há muito tempo, que contava a história de um jovem rei que aprendeu que é preciso se lembrar que “tudo vai passar”

O conto

Há muito tempo, um jovem rei reuniu os sábios de sua corte e lhes fez um pedido:

– Quero que vocês fabriquem um anel precioso e ocultem nele uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero. Essa mensagem tem que ser tão pequena que possa ser escrita no anel.

Os eruditos haviam escrito grandes tratados, mas não sabiam como sintetizar uma mensagem tão pequena que pudesse ajudar um rei em momentos de grande necessidade. E ninguém conseguiu escrever algo que estivesse a altura do pedido de seu líder.

Entretanto, o monarca tinha um velho criado que o cuidava dele desde que era apenas um menino. O criado disse ao rei:

Não sou nenhum sábio, nem um erudito, mas conheço a mensagem que você busca, porque um sábio compartilhou comigo há um tempo.

O velho escreveu quatro palavras em um pequeno papel, o dobrou e o entregou ao seu senhor com a advertência:

Não leia, mantenha esta mensagem escondida no anel. Abra-a somente quando você sentir que tudo deu errado e quando não encontrar saída para a sua situação.

Quando estiver chorando, isso também vai passar

Anos se passaram até que o momento de ler a frase de seu velho criado chegou.

O reino foi invadido, o exército real derrotado e o rei precisou que fugir a cavalo para salvar sua vida enquanto seus inimigos o perseguiam.

Ele fugiu pelo bosque, despistando os inimigos até chegar em uma pequena gruta. Lá chorou amargurado por seu povo e pela derrota sofrida.

O monarca então se lembrou do papel escondido junto ao anel. Abriu a jóia, tirou o papel e ali encontrou a seguinte mensagem: “Isso também vai passar”.

Aquela frase trouxe animo ao coração do rei que, após dias, conseguiu reunir os sobreviventes de seu exército e reconquistar o reino.

Quando estiver celebrando: isso também vai passar

No reino houve uma grande celebração que se prolongou por vários dias. O rei quis compartilhar a alegria com o velho, a quem foi logo agradecendo por aquela frase tão sábia que lhe devolvera o ânimo.

O velho, enquanto sorria porque entendia a alegria do rei, pediu a ele:

Agora volte a olhar a mensagem.

O rei abriu o anel e leu a mensagem: “Isso também vai passar”. Então, e só então, compreendeu a profundidade daquelas palavras.

A mensagem não é somente para situações desesperadas, mas também para as prazerosas. Não é só para quando você se dá por derrotado, ela também serve para quando você se sente vitorioso. Não é só para quando você é o último, mas também para quando você é o primeiro.

Lembre-se de que tudo o que é circunstancial, passa, seja porque fica para trás ou porque você se acostuma. Só permanece quem você é e o que aprendeu com tudo o que passou.

Compartilhe com seus amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Comente

*
*