O concurso literário de Suzano

Publicado por em 02 nov 19. Prosas e Contos

Eu não quero parecer um mau perdedor, assim vou começar este texto deixando claro que me inscrevi no concurso de contos “Despertar Literário na Cidade das Flores” da cidade de Suzano e meu conto não foi um dos escolhidos para a antologia e que eu aceito isso.

Aqui deixo também meus parabéns para os vencedores por seu mérito e qualidade! E os agradecimentos a organização do concurso, porque acredito que toda iniciativa que favorece a leitura, é uma iniciativa válida.

Este texto não quer questionar a qualidade de quem venceu e nem mesmo dizer que o concurso em si foi ruim. Digamos que ele é mais um desabafo.

Dito isso, é hora de começar a “chorar as pitangas”.

A divulgação dos inscritos

No dia 29 de outubro, a organização do concurso enviou um e-mail para todos os inscritos, informando que o resultado do concurso seria divulgado no dia 01 de novembro.

O problema? Este e-mail foi enviado como uma lista aberta, de modo que os e-mails pessoais de todos os inscritos acabaram por ser divulgados sem prévia permissão.

A divulgação do resultado

Apesar de ter avisado que o resultado seria divulgado no dia 01 de novembro, o resultado acabou sendo publicado no site da Prefeitura de Suzano no dia 31 de outubro.

Nesta data, um dos participantes respondeu o e-mail enviado pela organização do concurso, com cópia para toda a lista, indicando que o conto vencedor, “O engenheiro, o porteiro e uma ufanista inocente” poderia já ter sido publicado previamente (https://www.recantodasletras.com.br/contos/5974037). O que foi confirmado pelo próprio autor em outro e-mail na tal lista.

Aliás o conto vencedor é realmente bom pra caramba.

O problema? O art. 3 do edital do concurso diz: “Os  trabalhos  não  poderão  ter  sido  publicados  até  a  divulgação  do resultado  do  concurso”

A divulgação da Resposta

Ficou claro que muitas pessoas podem não ter participado com ótimas histórias porque já tinham publicado seus contos. Outros, como foi meu caso, não publicaram seus contos para poder participar do concurso. Seja qual fosse o caso, esperava-se uma resposta da organização.

E a organização respondeu, na mesma lista:

Senhores participantes, Informamos que o resultado foi oficialmente publicado ontem no site da prefeitura de Suzano (https://www.suzano.sp.gov.br/
web/secretaria-de-cultura-
divulga-resultado-final-do-concurso-de-contos
) e também na imprensa local, o que não invalida sob qualquer pretexto o resultado do Concurso. 

Em relação ao apontamento de descumprimento ao artigo 3o., por um dos concorrentes, informamos que a Comissão do Concurso analisou a questão e manifesta que “considerando a possibilidade de interpretações diversas do referido artigo fica estabelecido que  os impedimento se aplicam a trabalhos literários publicados por meio impresso para fins de distribuição pública ou comercialização”. 

Informamos ainda que as inscrições da categoria Estudantil foi teve seu prazo prorrogado para garantir maior adesão. 

Em função do exposto o resultado está mantido pela Comissão. 

Pedimos desculpas pela compartilhamento aberto de emails. 
Parabéns aos selecionados e a todos os participantes.

Informamos que a Antologia será publicada em 2020 e todos serão convidados. 
Não enviaremos mais email´s nesta lista. 

Ass. Comissão de Organização 

Por fim, esta é a história. Como eu disse, um desabafo…

Fico feliz que hajam iniciativas como este concurso, fico triste que editais não sejam respeitados. Enfim segue-se a vida.

E, mais uma vez, parabéns aos vencedores!

Compartilhe com seus amigos
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Comente

*
*