Você pode me levar para sua escola, grupo ou empresa para bater um papo sobre processo criativo, a jornada do herói e a vida das pessoas, cultura nacional ou uma rodada de perguntas e respostas sobre meu livro.
Todas as palestras tem muito sobre curiosidades e fatos da nossa cultura nacional e muita motivação para suar a camisa e correr atrás dos sonhos. Porque nós podemos mudar o mundo.
Em todas os locais que eu passo, vejo o quanto a presença de um autor pode ser uma experiência única de enriquecimento cultural e ampliação de debates. Eu, realmente, acredito no poder do diálogo e da Educação.
Rodrigo Santos
Eu tenho percorrido vários locais falando sobre o processo criativo de escrita e como qualquer pessoa pode escrever, ou sobre como enxergar a nossa própria jornada do herói e nos conhecer pode ser um ponto de virada ou simplesmente fazendo uma roda de conversa sobre o meu livro. E, em cada um desses lugares, eu percebo o quanto o contato com um autor pode ser uma experiência única de enriquecimento cultural e ampliação de debates para as pessoas. E eu também aprendo muito. E, por tudo isso, realmente, eu acredito no poder do diálogo e da Educação para mudar o mundo.
Veja abaixo os temas sobre os quais podemos conversar e me chama!
Qualquer um pode escrever
Público: Pessoas interessadas no processo de escrita
Objetivo: Mostrar que é possível escrever, Motivar o grupo a ler, Oferecer sugestões de caminhos para melhorar a própria escrita.
Nessa palestra revelo uma das principais premissas em que baseio meu trabalho: qualquer pessoa pode escrever.
A partir dessa afirmação e também da minha experiência de publicação, falo sobre o processo de escrita, desde a preparação até a publicação, passando pelas características de um escritor, a escrita criativa e a arte de contar histórias.
Todo escritor é antes de tudo um leitor. Estudar, se preparar e se esforçar muito é a chave para alcançar os próprios sonhos, claro que contando com aquela ajudinha da Providência.
A jornada do herói/da heroína
Público: Adolescentes e Adultos em fases de mudança
Objetivo: Levar o ouvinte a se enxergar como protagonista de sua própria história.
Todos nós, em vários momentos de nossas vidas passamos pelas nossas jornadas do herói ou da heroína, quando precisamos sair de uma situação em que já nos acostumamos, da nossa “zona de conforto” para uma outra, que ainda é desconhecida.
Ao entrar ou mudar de escola, quando ingressamos em um novo emprego, no casamento, ao ter filhos… Em todos esses momentos somos desafiados pela vida a descobrir a beleza do mundo desconhecido, reconhecer nossos aliados e desafios, vencer o dragão e nos tornarmos vitoriosos.
Nesta palestra, uso os quatro principais momentos do monomito, junto com a teoria dos temperamentos, como uma alegoria à nossa vida, mostrando que, apesar das inúmeras variáveis que não podemos controlar, devemos tomar o protagonismo de nossa vida para alcançar melhores resultados.
Anicejara e a Cultura Brasileira
Público: Crianças, Adolescentes e Adultos
Objetivo: Despertar o interesse pela cultura e folclore brasileiros
Partindo de exemplos da cultura pop, debato com o grupo o quanto conhecemos da cultura e mitologia de outros países e o quanto conhecemos do nosso próprio país.
Durante a palestra, conto como escrever Anicejara e a pedra do trovão tinha uma relação íntima com o conhecer e valorizar a cultura brasileira e aproveito para fazer provocações sobre como acreditamos que nosso país foi conquistado e como isso impacta nas nossas decisões culturais.
Bate-papo com o autor
Público: Grupos que já tenham lido Anicejara e a pedra do trovão
Objetivo: Uma rodada de perguntas e respostas para tirar dúvidas, falar de curiosidade e, acima de tudo, motivar o grupo a valorizar a literatura
Numa conversa descontraída, respondo perguntas sobre o processo de escrita, concepção de personagens e muitas outras que o grupo resolver fazer. Como resultado disso, geralmente surgem momentos para falar sobre importância da leitura, valorização da nossa cultura, como escrever melhor e tantos outros.
Este tipo de conversa é o que mais funciona na salas de aulas de alunos menores em que o professor leu o livro com a turma.