Onde conseguir livros gratuitos?

Publicado por em 17 jul 21. Dicas
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Você gostaria de ler mais? E que tal ter acesso a centenas de livros gratuitamente? A internet está cheia de materiais maravilhosos e, neste artigo, eu quero te ajudar a encontrar alguns deles.

Na lista a seguir, quero indicar para você não só locais em que você poderá encontrar livros gratuitos pela internet, mas também acesso a cultura de modo geral.

E-Books gratuitos da Amazon

Na loja Kindle da Amazon você encontra diversos livros disponíveis gratuitamente para leitura, desde clássico até contemporâneos em diversas categorias. Para poder lê-los você precisa fazer um cadastro gratuito no site e instalar um aplicativo Kindle no seu computador ou smartphone.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza, gratuitamente e em formato multilíngue, documentos diversos sobre países e culturas de todo o mundo.

O Projeto que conta com o apoio da Unesco, tem muitos materiais interessantes em português. Inclusive, entre os documentos disponibilizados na plataforma, há uma Carta de Cristóvão Colombo.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Aberta ao público em 2013, a Biblioteca Brasiliana é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) e conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente.

O conteúdo pode ser filtrado por coleções, pela busca rápida ou por uma sessão com sugestões de títulos chamada BBM Indica.

Domínio Público

O site Domínio Público é uma biblioteca virtual mantida pelo Ministério da Educação – MEC, que conta com obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito.

Apesar de um pouco abandonado, o site abriga mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente.

Machado de Assis – Vida e Obra

Lançado pelo MEC em comemoração ao Centenário da Morte do genial autor brasileiro, Machado de Assis, o site se propõe a ser um ambiente capaz de fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer pessoa com acesso à internet, em edições confiáveis e gratuitas.

Google Arts & Culture

Google Arts & Culture é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo.
Apesar da maioria do conteúdo originalmente estar em Inglês, o tradutor automático do Google ajuda bastante na compreensão dos materiais.

Você costuma consumir cultura por meios digitais ou já conhecia algum desses serviços? Deixe um comentário com algum outro bom site que você conheça.

Comente

*
*