Hoje é dia da Mulher e, apesar de obviamente eu não ser um representante da classe, me aventurarei a escrever algo sobre este dia.
Quero começar dizendo do meu mais profundo respeito a cada uma das mulheres que me seguem e que eu também sigo, aqui e no mundo real.
Com certeza vocês já notaram: apesar de serem tratadas como uma “minoria”, ou “um ponto fora da curva”, na educação e na literatura, vocês são maioria. Assim, muito do que sei, inclusive o saber ler e escrever, se deve a mulheres.
O que é a Mulher?
Há duas perguntas que atormentam homens há muitas gerações: O que é a Mulher? E, como entender as mulheres?
No dicionário, a mulher é “[substantivo] indivíduo da raça humana do sexo feminino”. Já na alegoria bíblica, ela é descrita como o ser que tornou a humanidade completa, pois antes de sua existência, o homem seguia triste por não ter uma verdadeira companhia.
De fato, mesmo eu convivendo com três representantes dessa interessante espécime em minha casa, não sou capaz de responder essa pergunta com exatidão. E imagino que isso seja bom, pois seria muito estranho poder reduzir todo um gênero humano a uma única descrição.
Mulheres podem ser o que quiserem, assim não há sentido em perguntar o que são. Mulheres devem ser compreendidas e apoiadas, ainda que com discordâncias e muito diálogo para acertar as coisas, por isso não faz sentido falar em “entender as mulheres”.
Por fim, depois dessa falação, deixo minha homenagem a cada uma das mulheres que, de alguma forma, fazem parte de minha vida, me inspirando, me ensinando, me apoiando, aprendendo comigo…
Que o Dia da Mulher seja uma data para lembrar que a humanidade só será completa dando voz e ouvidos ao seu lado feminino.
Por fim…
Por fim, quero registrar meus parabéns pela força de se superar e resistir. Digo isso porque, quando fui procurar uma imagem para ilustrar esse texto, ao digitar “mulher”, o banco de imagens ofereceu várias sugestões de complemento, entre as mais pesquisadas e, infelizmente, a maioria delas reduziam as mulheres a um objeto.
Isso só prova a necessidade de um DIA DA MULHER