Livro: 1984 – Edição Exclusiva Amazon
Autor(a): George Orwell
Editora: Antofágica; 1ª edição (15 fevereiro 2021)
439 páginas
Disponível para compra no link: https://amzn.to/3EUKaxW
Apesar de ser um clássico da literatura mundial, publicado pela primeira vez em 1949 (ele não é de 1984 como muita gente pensa), eu nunca tinha lido este livro.
Eu gosto de distopias e achei a história de 1984 fascinante. Mas gostei ainda mais do modo como Orwell utiliza a jornada do herói. O monomito está inteiro no arco da história, mas não do jeito como estamos acostumados. Ele se apresenta também distorcido e distópico, é realmente uma obra de arte.
A narrativa é dividida em 3 atos muito bem escritos. O primeiro é uma boa ambientação e apresentação do mundo e da vida em Oceania, o segundo é um lindo sonho romântico e de esperança e o terceiro ato mostra a brutalidade da distopia.
A história em si é bastante difícil e violenta, principalmente no terceiro ato. Entretanto não há nada que esteja sobrando ou fora do contexto, tudo o que é apresentado é fiel ao mundo construído neste que foi o último livro de George Orwell, que faleceu em 1950.
Ouso dizer que terminei a leitura quase tão destruído como o Winston, mas gostei demais. Eu simplesmente adorei, tanto que li o livro inteiro em 3 dias.
A edição da Antofágica está muito bonita, ricamente ilustrada com 115 desenhos de Rafael Coutinho e uma nova tradução muito fácil de ler. Além disso, conta com uma apresentação de Gregório Duvivier e textos extras de Luiz Eduardo Soares, especialista em segurança pública, Débora Reis Tavares, estudiosa de Orwell, Ignácio Loyola Brandão, um dos principais autores contemporâneos e membro da Academia Brasileira de Letras e do jornalista Eduardo Bueno, criador do canal Buenas Ideias no Youtube.