Leitura: O colecionador de Sacis e outros contos folclóricos

Publicado por em 02 jan 22. Resenhas, Textos
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Livro: O Colecionador de Sacis e outros Contos Folclóricos
Autor(a): Andriolli Costa
Editora: ‎ Edição Independente
64 páginas

Disponível para compra no link: https://amzn.to/3qQscrw

Na última semana de 2021 eu li “O Colecionador de Sacis e outros contos folclóricos”. Falar de um livro nacional sobre ficção folclórica é bom demais.

Sinopse: Na solidão do esquecimento, uma coleção de garrafas aparentemente vazias aguarda aquele que terá coragem de liberar seu conteúdo. Em um futuro feito de memória e máquina, o Esquadrão Saci precisa cumprir sua última missão. Na curva da última estrada de terra, um homem escora a porteira que sustenta o mundo. Essas e outras histórias você encontra neste livro, que reúne sete contos de ficção folclórica. São histórias que ora flertam com fantasia e ficção científica, ora com suspense e dramas humanos. O que as une? Nada além da mais pura cultura popular brasileira. Venha conosco nesta caminhada para tirar o folclore da garrafa.

Se você me segue, não há nenhuma novidade em eu dizer que sou apaixonado por ficções que se baseiam ou que fazerm referência o folclore brasileiro. Ainda assim, os contos deste livro me surpreenderam positivamente.

Eu já sabia que o Andriolli é um folclorista fantástico e histórias baseadas no nosso Folclore sempre me encantam, mas sinceramente fiquei maravilhado com a magia e forma de escrita dos contos apresentados neste livro.

Cada uma das histórias está tão bem construída, com personagens e histórias tão interessantes, que fica aquela vontade de que o universo fosse expandido e houvesse um livro inteiro (ou uma saga) para cada um dos contos.

O livro apresenta 7 contos, cada um com seu próprio encanto, e referências que me deixaram maluco. Mas gostaria de fazer uma menção especial ao conto “Mitomania”, que apresenta um futuro distópico cheio de referências ao valor da memória. Eu fiquei simplesmente encantado pela IA “Avô”.

Se você me permite te dar um conselho, leia “O Colecionador de Sacis e outros contos folclóricos”!

O estilo de livro como uma coletânea de contos curtos de ficção folclórica, em certa medida, me lembrou o meu “Em volta da Fogueira”, e isso me fez me sentir ainda mais ligado a este livro, mas certamente você encontrará nele memórias talvez esquecidas.

Comente

*
*