Saci in Pixel, espetáculo de contação de histórias da era digital dirigido por Paulo Betti, estreia nesta sexta-feira

Publicado por em 15 nov 21. Dicas, Eventos, Prosas e Contos
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Estreia nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, a peça Saci in Pixel, dirigida por Paulo Betti, que mescla a contação de histórias com os recursos do audiovisual da era digital.

Foto: Renato Grieco

Imagine ouvir histórias de um ser místico, diretamente de uma cabana, no coração da floresta, com toda a magia e encanto das histórias contadas em volta da Fogueira, e tudo isso sem precisar nem ao menos sair de casa. Esta foi a experiência maravilhosa que tivemos aqui em casa no dia 31 de outubro na pré-estreia da peça Saci in Pixel.

Numa velha cabana em meio a floresta, vive um ser mágico, a xamã. Protetora da memória da mata, conhecedora dos causos e contos que chegam com o vento, ela recebe uma visita inesperada: uma curiosa criança. Sem pestanejar, a ávida xamã convida a ilustre visita a entrar. Lá dentro, uma fogueira acesa oferece o calor das histórias que a mulher guarda cuidadosamente em garrafas. Entre assobios e redemoinhos, as histórias são reveladas.

Com direção de Paulo Betti, o projeto propõe uma imersão na contação de histórias da era digital. Com efeitos especiais realizados em tempo real, a obra será apresentada ao vivo, diretamente de um estúdio no centro de São Paulo, especialmente montado para o projeto.

Em uma mistura de dispositivos arcaicos típicos da teatralidade artesanal com recursos avançados de computação, o projeto promete contemplar diferentes gerações na celebração da figura mitológica mais conhecida e amada dos brasileiros: o Saci.

Um pouco mais sobre o Espetáculo

Eu tive a honra de acompanhar a pré-estreia da peça e posso garantir que ela é um show de magia e encantamento, realmente digno do folclore nacional. Em todo o projeto é possível ver todo o cuidado e respeito da equipe com as raízes da história.

Samira Lochter (atriz formada pela Universidade Anhembi Morumbi e integrante do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia) interpreta uma xamã contadora de causos e mistérios que mora em uma cabana isolada, no meio do Brasil profundo.

Na confluência de vertentes indígenas, africanas e europeias, o projeto Saci in Pixel busca a polifonia típica de um país com múltiplas vozes, atualizando causos memoráveis do Saci Pererê. Resgatados por Monteiro Lobato a partir de correspondências com leitores de todo território nacional, o conteúdo adaptado foi publicado originalmente em 1918 e é considerado um dos mais importantes documentos para preservação do folclore.

Mouzar Benedito, saciólogo e um dos fundadores da SOSACI (Sociedade dos Observadores de Sacis) contempla o projeto com sua preciosa consultoria.

Thiago Mendonça, querido ator do teatro, tv e cinema brasileiros, também colabora com sua participação mais que especial, interpretando um curioso personagem que atravessa a história.

O projeto ainda conta com a narração do próprio Paulo Betti e do ator mirim Bernardo Ribas, além da preparação corporal do diretor artístico nacional dos Doutores da Alegria, Ronaldo Aguiar.

Temporada Digital

O espetáculo infanto-juvenil, que tem classificação indicativa livre, estreia na sexta-feira, dia 19 de novembro, às 20h e contará com seis apresentações nesta temporada digital.

Todas as apresentações serão transmitidas gratuitamente no canal do YouTube saci.inpixel (clique aqui para acessar)
Os links para cada apresentação serão disponibilizados no canal do Youtube e também no perfil do Instagram @saci.inpixel

Data e horário das seis apresentações:

  • 19/11 – 20h
  • 20/11 – 16h
  • 21/11 – 16h
  • 26/11 – 20h
  • 27/11 – 16h e 20h

GÊNERO: contos fantásticos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre (público Infantojuvenil)
DURAÇÃO: 26 min
TEMPORADA: de 19 a 27 de novembro

Informações no Perfil do Instagram do projeto: @saci.inpixel

2 Comentários

  1. Ah que lindo!! Obrigada pelo carinho! Que bom que gostou ♥️

    Por Samira em 16 de novembro de 2021 às 17:48
  2. Uau! Que honra!
    Obrigado, Samira! Muito sucesso neste trabalho maravilhoso!

    Por Rodrigo Santos em 17 de novembro de 2021 às 21:29

Comente

*
*